terça-feira, 23 de novembro de 2010

CUIDADOS COM A VOZ

Para manter a qualidade de sua voz são necessários alguns cuidados, tais como:
- Beber água: pelo menos dois litros durante o dia, mantendo o seu corpo hidratado e consequentemente as suas pregas vocais. Com a hidratação das pregas vocais elas ficarão mais lubrificadas e soltas para vibrar e produzir a voz.
- Dormir bem: quando dormimos bem há um relaxamento dos músculos do corpo, inclusive os que formam as pregas vocais, aliviando possíveis tensões e cansaços dessa musculatura.
- Evitar o uso de drops e sprays: o efeito de componentes de alguns drops e sprays são anestésicos, fazendo com que a pessoa use sua voz além do seu limite sem perceber, podendo causar um esforço excessivo.
- Comer maçã: além de hidratar, essa fruta ajuda a higienizar a boca.
- Evitar choque térmico: pode ser causado tanto por bebidas geladas quanto por muito quentes, que levam a uma mudança na circulação do sangue na região do trato vocal (boca, laringe etc) diminuindo os mecanismos de defesa podendo causar edema (inchaço) e um aumento na produção de muco e até problemas inflamatórios.
- Evitar bebida alcoólica: também tem efeito anestésico, além de irritar o trato vocal. Bebidas destiladas, como vodka e cachaça, são mais prejudiciais do que as fermentadas, como cerveja e vinho.
- Cigarro e qualquer tipo de droga: estes causam dependência química, além de aumentar a produção de pigarro levando a alterações nas pregas vocais.
- Ingerir sucos ou frutas cítricas.
- Articular bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.
- Evitar ar condicionado, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o arcondicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.
Andréa Pereira da Silva –CRFa6569
Fonoaudióloga da Unimed Porto Alegre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário